Imagem capa - 7 Perguntas para fazer para o seu Fotógrafo de Casamento por Denise Giesel
Casamentos

7 Perguntas para fazer para o seu Fotógrafo de Casamento


Encontrar o fotógrafo certo para o grande dia da sua vida não é tipo encontrar alguém para dar uns cliques no seu casamento. Por isso separei 7 perguntas para fazer para o seu Fotógrafo de Casamentos e com isso te ajudar nesta importante decisão.


Importante você e seu noivo terem consciência que durante o dia do casamento, o fotógrafo de casamento será o profissional com quem vocês terão mais contato e passarão todos os momentos com ele por perto auxiliando vocês a fazerem as recordações deste dia ainda mais incríveis.


Sem dúvida a empatia, conexão e segurança com o fotógrafo de casamento será decisivo para seu casamento tranquilo e das lembranças após casamento também. Sem mais delongas, vamos as 7 perguntas que você deve ter para questionar na reunião com o fotógrafo.




1. Quantos casamento você já fotografou? Já fotografou casamentos no estilo do meu?


Esta é uma pergunta bem interessante para você fazer, vai te permitir entender o nível de experiência do fotógrafo. Há quantos anos o fotografo de casamento possui a empresa, claro que não é a maneira mais correta de avaliar a experiência, mas pode ter uma ideia de quantos imprevistos ele já passou nos inúmeros casamento em que já trabalhou.


O fotografo já ter fotografados casamentos no estilo do seu certamente te deixará ainda mais confortável. Mas é importante eu acrescentar que fotógrafos experientes tiram de letra qualquer casamento sem problemas.



2. Você faz um contrato? Você me enviará uma cópia do mesmo?


Muitos fotógrafos iniciantes não fazem contrato, e infelizmente isso é ruim. Sem dúvidas o contrato fornece uma segurança para o fotógrafo e o cliente.


No contrato fica descrito tudo que será entregue e como será entregue, prazos e dados do evento. Certamente com tudo descrito, o que foi acordado e combinado entre as partes e devidamente assinado, ambos ficam cientes de suas obrigações.


Muito importante o contrato penalizar os dois lados caso algo não seja cumprido. Em hipótese alguma, ele pode apenas proteger o fotógrafo, fique atento e veja se o contrato e suas cláusulas estão bem balanceadas.

3. Você tem algum fotógrafo reserva em caso de algum problema no dia do evento?


Importantíssimo você lembrar que o fotógrafo é um ser humano, e inúmeras coisas podem acontecer, desde doenças a acidentes, que impossibilitem ele de trabalhar ou de estar bem no seu casamento. Logo uma conversa franca e saber como o fotógrafo principal será substituído caso um infortúnio aconteça é fundamental.


4. Qual equipamento você usa?


Certamente você não precisa entrar no detalhe e saber detalhes. Apenas 03 dúvidas devem ser sanadas.


O que o fotógrafo de casamento tem que ter?


01. Equipamento profissional e reserva. ESSENCIAL equipamento reserva, tanto corpo de máquina como lentes e iluminação. Quem fotografa há anos, certamente já passou por várias situações inesperadas, e que durante uma cerimônia, não podem ser verificadas e a troca do equipamento é a única solução rápida para não perder nada importante.

02. Arquivamento correto das fotos feitas no evento. Eu conheço um monte de pessoas que já perdeu as fotos, seja fotos pessoais ou fotos profissionais, simplesmente pelo fato de não ter uma organização dos arquivos e nem backups bem elaborados e dimensionados. O básico é baixar os cartões de memórias em locais diferentes.


03. Desejável para casamentos noturnos, máquina fotográfica que tenha sensor "Full Frame". Mas o que é isso? São máquinas fotográficas profissionais mais caras, pois possuem 


5. Você fica por quanto tempo no evento? 6hs? Até o final?

Pensando nas possibilidades, o casamento atrasar ou se prolongar mais do que o programado, você precisa ficar tranquila sobre a disponibilidade do fotógrafo e dos outros profissionais.

Portanto é essencial você fazer esta pergunta e saber as possibilidades. Tem fotógrafos que cobram por horas, outros ficam até um tempo depois da pista abrir, outros ficam durante toda a festa.


6. Quanto tempo terei que esperar para receber as fotos?


Todo fotógrafo é diferente e cada um tem sua forma de trabalhar e seu fluxo de trabalho. Normalmente, fotógrafo entregam as fotos com um prazo de 4 a 8 semanas.


Sempre fique atento quando o fotógrafo entrega todas as fotos na própria semana do evento. Pode indicar que as fotos não passarão por nenhum processo de edição, ou que as mesmas serão editadas em lotes, acarretando em fotos de baixa qualidade.


Com isso é muito interessante você espiar um conjunto de fotos entregues, assim você saberá a qualidade das fotos que você irá receber.


7. Fechando o álbum agora na contratação do serviço você consegue algum desconto?


Sem dúvida queremos a lembrança perfeita desse grande dia, e nada melhor do que o álbum. Quem não se lembra se sentar com a mão ou a avó e ver aqueles álbuns de família, comentários sobre o que aconteceu no dia daquela foto, histórias que surgem com o grupo vendo cada foto.


Agora tenta lembrar o dia que se reuniram em torno de um tablet para ver fotos digitais. Difícil não é?


O melhor é já deixar o álbum certo e com um bom desconto, assim a lembrança do casamento ficará materializada para todos verem com a edição mais impecável de cada foto.


Resumo


Espero ter ajudado a você com questões importantes e que o dia do seu casamento seja maravilhoso. Se curtiu ou se ficou alguma dúvida, por favor comente aqui embaixo e me ajude a escrever mais artigos com conteúdo relevante a todas as noivas.